A ESCOLA E SUA COMUNIDADE O Colégio Mun. Eurides Barbosa da Silva (CMEBS) instituído em 15 de março 1981 na gestão do prefeito Eurides Barbosa, localizado numa região onde tinha uma vegetação alta e conhecida como mata de cipó. As pessoas caracterizavam esse lugar referindo-se a um estado brasileiro, “Amazonas”.
 |
GESTOR ESCOLAR |
Ao longo dos tempos surgiu o plantio de café e outras culturas como mandioca, feijão etc... Poucas famílias viviam em torno dessa escola e traziam as crianças para estudar por aqui. Maria Célia e Eclidéia foram às primeiras professoras.
Com chegada de outras famílias surgiu à primeira rua conhecida como Banda só ou vilas das cocadas. Na gestão do prefeito Elzo Pinto foi aberto o novo loteamento e assim concretizando o nome Povoado do Amazonas.
NOVA ERA NOVAS OPORTUNIDADES
A evolução dos novos tempos levam as famílias a reivindicar o Ensino Fundamental II, e logo é atendido pelo então prefeito Eugênio Azevedo em 1999. Na ocasião esse núcleo funcionou em 03 turnos; matutino, vespertino e noturno com mais de 300 alunos. E era dirigida pela diretora Marluce Soares e a secretária escolar Rosenilda Souza.
Entre os anos 2005 e 2008 foi administrada pelas diretoras Mamede e Marinalva e secretária escolar Jucilene e Kátia da Paixão. Os diretores municipais desde os anos 90 a 2008; José Raimundo.... Edna Matos e Gilmara Andrade.
Os alunos que concluím o fundamental partiram para outras cidades em busca do ensino médio e assim até hoje se procedem. Os professores da rede municipal fizeram faculdades em áreas especificas e atualmente tem vários professores que já foram alunos fizeram pedagogia ou Letras e agora lecionam nessa escola.
Essa unidade escolar Núcleo I no Município, possui o Conselho de Classe, Unidade Executora, Regimento Interno, Conselho Escolar e o Projeto Político Pedagógico.
SOBRE NOVA DIREÇÃO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA
Na gestão do prefeito ZÉ COCÁ e do secretário Orlando Cardoso ocorreram pela primeira vez eleições para gestor escolar, na oportunidade a comunidade elegeram a chapa que ficou composta da seguinte forma: Diretor Adetino da Silva, vice-diretora Maria Márcia Andrade e secretária escolar Kátia da Paixão Santana. Os trabalhos pedagógicos são coordenados pela professora Marluce Francisca Soares e três auxiliares de ensino trabalham com os professores nas séries iniciais. Ao todo, o núcleo funciona com 13 Professores e 08 funcionários de Serviços Gerais.
Atualmente estão matriculados 192 alunos. 170 no turno matutino e vespertino e 22 no turno noturno.
Nos dois últimos anos a escola passou por amplas reformas e conseguiu aquisição de vários objetos favorecendo o bom desempenho dos trabalhos e da qualidade do ensino. Todos os professores estão em formação continuada e o transporte escolar 95% fechados, merenda escolar de qualidade sem escassez por nem um dia nos últimos anos.
Povoado do Amazonas Lafaiete Coutinho-Bahia, 20 de março 2011.
Autor:
Adetino da Silva